terça-feira, 1 de julho de 2014

Europa do Século 17 - Banho não!

Antigamente, no século 17, não era muito comum as pessoas tomarem banho como tomamos hoje, além de muitos hábitos nada agradáveis. O Palácio de Versalhes não fugia a regra, os habitantes não tinham saneamento básico, viver em meio a sujeira era natural. Nem preciso dizer que esse foi um dos motivos da Peste Negra que assolou toda a Europa, causando morte a grande parte da população.

A inteligencia era tanta que as pessoas acreditavam que a sujeira era bom para a saúde, os médicos acreditavam que o uso da água fazia abrir os poros, deixando as pessoas vulneráveis à doenças. Mas aí você deve estar pensando, como isso é possível? Mas era, por mais absurdo que seja, por causa desse princípio, costumavam tomar banho uma vez por ano, usando somente um paninho com água, saliva ou álcool, limpando as mãos e o rosto era suficiente para ficarem limpos.

Acabou por aí? De jeito nenhum! Como não tinha escova de dente, limpavam o dente com paninho, usando ervas para dar um bom hálito, folhas de louro funcionava como antisséptico. Lavar as roupas, só de vez em nunca, somente quando estava realmente muito sujo, com pragas e tudo mais. 

As fezes do pinico eram atiradas pela janela. Cabelos com os fios oleosos eram considerados saudáveis. Fazer as necessidades na rua também era comum para a população.

E aí, gostaria de voltar naquele tempo?



4 comentários:

  1. E ainda tem quem tenha coragem de dizer "Naquele tempo é que era bom!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. huahuaha Verdade, muita gente vê nos filmes, revistas, aquelas pessoas com vestidos longos, elegantes, mas nem tudo é um mar de rosas, e olha que o que eu coloquei aqui nesse artigo é uma pequena parte de como era aquela sociedade.

      Excluir
  2. Amo história, já tinha conhecimento, mas foi legal você ter postado, dá oportunidade de conhecimento para quem não tinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Moreira. Também amo história, e essa é uma das matérias que eu mais curte, as histórias de época são as mais fascinantes, pelo menos na minha opinião. Estou sempre pesquisando coisas novas, para trazer as melhores matérias para o blog. Abraço

      Excluir