domingo, 15 de junho de 2014

História da Alquimia

Com a observação e vários experimentos, o homem desvendou grandes incógnitas da natureza. Observando as ciências naturais (Física, Biologia e Química).

Devido às crenças e o pensamento religioso, houve um afastamento no desenvolvimento das ciências. Com isso surgiu um grupo de estudiosos, os chamados alquimistas. Esses "cientistas" eram fissurados pela manipulação de materiais químicos e orgânicos, em busca do elixir da vida eterna, e também pelas transformações dos metais em ouro.

O auge da alquimia está entre os séculos XIV e XVI. com origens no Egito Antigo. Na antiga cidade de Alexandria, continham vários escritos de uma antiga técnica egípcia chamada Kyniâ, envolvendo o domínio dos processes químicos de embalsamento, juntamente com a manipulação de metais. Quando junto com a sabedoria grega, passou a considerar que toda matéria era constituída pelos quatro elementos básicos: terra, ar, água e fogo.

Hereges ligados a essa pratica foram perseguidos pelas autoridades romanas, por Constantino 300 d. C., devido à influência do cristianismo. O jeito foi esses praticantes se refugiarem na Pérsia, pois os persas eram muito interessados por essas técnicas.

O livro sagrado dos muçulmanos, Alcorão, também falava dos conhecimentos da natureza, dizendo que era uma forma louvável de aproximação com Alá. Em contraste a Europa Medieval que não sabia muito sobre os estudos dos elementos químicos e metais preciosos.
Com a Cruzada, a alquimia chegou a ter contato com os europeus. Devido a busca pela vida eterna, entrou em choque com a religião da época, acreditavam que só Deus podia oferecer a vida eterna.Os alquimistas escondiam os seus experimentos.

Apesar disso, alguns clérigos usavam a alquimia. Roger Bacon e São Tomas de Aquino fizeram alguns experimentos sobre substâncias e a criação de um homem mecânico.

Robert Boyle, século XVII, começou com alguns pontos essenciais  que ajudou a fundar a nova ciência: a química, procurando afastar o lado místico da alquimia. Mas mesmo Boyle acreditava na transmutação do metal. Isaac Newton (1643-1727) foi um grande cientista interessado na alquimia, em especia a "pedra filosofal", que podia transmutar qualquer metal em ouro, transmutar seres do reino científico-biológico Animalia (reino animal), sem precisar sacrificar algo de valor considerável em troca, poderia obter também o "elixir da vida", com isso poderia prolongar a vida.

A separação da fé e a razão, pelos iluministas, fez os conhecimentos alquímicos fossem vistos como mera invencionice.

Instrumentos utilizados nos processos químicos e o estudo de alguns elementos foram elaborados graças aos alquimistas. A transformação dos elementos químicos foi provada por diversos estudos desenvolvidos durante o século XX.


Nenhum comentário:

Postar um comentário